DEMO é um colectivo de artistas que privilegia a investigação e a criação com base no cruzamento entre as artes performativas, visuais e arte da performance, em contexto de criação e encenação colectiva. Foi fundado em 2010, sendo composto por Cheila Pereira, Cláudio Vidal, Gil Mac, Margarida Cabral e Paula Rita Lourenço que assumem a sua direcção artística e uma pesquisa de criação conjunta.
A Pátria é a viagem.
Rui Nunes
ARMADILHA (2019) é um espectáculo que nasce a partir do universo literário do escritor RUI NUNES. A pesquisa propôs o encontro entre a trilogia – A Mão do Oleiro, Barro e Armadilha – e as artes performativas e plásticas, para a exploração de diferentes formas de interacção com este material literário.
Um trabalho que se torna inconfundível pela forma como o escritor explora a dilatação dos limites da linguagem, pelo desregramento e contínua suspensão, e pela nova abordagem a uma forma narrativa livre. Entrámos nesta realidade-ficção que revela um olhar político aguçado e inquietações contemporâneas: identidade, nomadismo, pátria, fronteira, poder. Uma realidade poliédrica onde surgem fissuras autobiográficas do autor: a infância como espaço de absoluta liberdade, o envelhecimento, a ruína, o osso, a fome insaciável e a impossibilidade da fuga.
No contexto das criações artísticas contemporâneas poli-discursivas, foi para nós desafiante trabalhar um autor cuja obra literária não só miscigena géneros mas também é rica em imagens, grafismos, ritmos, sentidos e conceitos (muro; sombra/luz; casa; visão; fragmento; caminho; Deus; entre outros), que permitiram a exploração dos seus conteúdos e formas para o âmbito da acção visual e estética: teatral, coreográfica, plástica, sonora e lumínica. Um processo-jogo de contaminação em que todas estas áreas geraram e trocaram entre si estímulos para a criação de cenas e materialização da escrita e conceitos de Rui Nunes num espectáculo híbrido. Apaixonados pela sua escrita e instigados por esta trilogia, um dos seus trabalhos mais autobiográficos, convidámos o autor a acompanhar a criação através de vários encontros e conversas que nos conduziram a uma aprazível (re)descoberta da sua escrita, pensamento e pessoa. Encontrámos assim uma pessoa extraordinária, (não)respostas para as suas palavras e liberdade total para a apropriação da sua escrita.
Ainda nesta lógica de partilha, tornámos a investigação-criação do espectáculo num processo aberto através da realização dos Ciclos: ANIMAL PEREGRINO (3 concertos-literários) e O TEU CORPO É UM GESTO MUITO ANTIGO (3 laboratórios de criação).
Assim, a DEMO desafiou três músicos – João Ricardo, Francisco Correia e Tiago Ângelo – para uma exploração sonora a partir desta trilogia que culminou em três diferentes concertos, cada um dedicado a um dos livros. Convidámos também Carlota Lagido, João Garcia Miguel e Cláudia Figueiredo para prepararem um laboratório de criação – cada criador um livro.
Neste “espaço comum”, que foi o processo criativo do ARMADILHA, foi possível gerar diferentes abordagens ao mesmo material literário, permitindo que os vários criadores, equipa nuclear e convidados, se pudessem movimentar por territórios artísticos distintos, através da partilha, descoberta e experimentação.
Ficha artística e técnica:
Direcção artística DEMO / Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico
Criação e interpretação / Cheila Pereira, Cláudio Vidal, Gil Mac, Margarida Cabral, Patrick
Murys e Paula Rita Lourenço
Textos / Rui Nunes
Desenho de luz / Nuno Patinho
Composição musical / António Lourenço
Apoio à concepção plástica / Eduardo da Conceição
Figurinos / Margarida Cabral
Registo fotográfico / Renato Roque
Registo vídeo / Vítor Costa
Design gráfico / Whatever trademark
Direção de Produção / DEMO
Produção Executiva / Fernando Miguel Oliveira
ARMADILHA é uma criação DEMO /
Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico
em co-produção com o CCVF / Centro Cultural Vila Flor
Apoio à residência artística 23 Milhas – Ílhavo: Fábrica das Ideias, Circolando Crl. e Centro
Cultural Vila Flor
Apoio aos Ciclos Gato Vadio, Maus Hábitos: Espaço de Intervenção Cultural, Circolando Crl. e Sonoscopia Associacão
Apoio à circulação: Jazz ao Centro Clube e A Escola da Noite
Estreia: Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica 2019
Apoio: Fundação GDA e República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes