Número 10

7 de Agosto de 2021

TEATRO

Armadilha

DEMO (Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico)

DEMO é um colectivo de artistas que privilegia a investigação e a criação com base no cruzamento entre as artes performativas, visuais e arte da performance, em contexto de criação e encenação colectiva. Foi fundado em 2010, sendo composto por Cheila Pereira, Cláudio Vidal, Gil Mac, Margarida Cabral e Paula Rita Lourenço que assumem a sua direcção artística e uma pesquisa de criação conjunta.

A Pátria é a viagem.
Rui Nunes

ARMADILHA (2019) é um espectáculo que nasce a partir do universo literário do escritor RUI NUNES. A pesquisa propôs o encontro entre a trilogia – A Mão do Oleiro, Barro e Armadilha – e as artes performativas e plásticas, para a exploração de diferentes formas de interacção com este material literário.

Um trabalho que se torna inconfundível pela forma como o escritor explora a dilatação dos limites da linguagem, pelo desregramento e contínua suspensão, e pela nova abordagem a uma forma narrativa livre. Entrámos nesta realidade-ficção que revela um olhar político aguçado e inquietações contemporâneas: identidade, nomadismo, pátria, fronteira, poder. Uma realidade poliédrica onde surgem fissuras autobiográficas do autor: a infância como espaço de absoluta liberdade, o envelhecimento, a ruína, o osso, a fome insaciável e a impossibilidade da fuga.

No contexto das criações artísticas contemporâneas poli-discursivas, foi para nós desafiante trabalhar um autor cuja obra literária não só miscigena géneros mas também é rica em imagens, grafismos, ritmos, sentidos e conceitos (muro; sombra/luz; casa; visão; fragmento; caminho; Deus; entre outros), que permitiram a exploração dos seus conteúdos e formas para o âmbito da acção visual e estética: teatral, coreográfica, plástica, sonora e lumínica. Um processo-jogo de contaminação em que todas estas áreas geraram e trocaram entre si estímulos para a criação de cenas e materialização da escrita e conceitos de Rui Nunes num espectáculo híbrido. Apaixonados pela sua escrita e instigados por esta trilogia, um dos seus trabalhos mais autobiográficos, convidámos o autor a acompanhar a criação através de vários encontros e conversas que nos conduziram a uma aprazível (re)descoberta da sua escrita, pensamento e pessoa. Encontrámos assim uma pessoa extraordinária, (não)respostas para as suas palavras e liberdade total para a apropriação da sua escrita.

Ainda nesta lógica de partilha, tornámos a investigação-criação do espectáculo num processo aberto através da realização dos Ciclos: ANIMAL PEREGRINO (3 concertos-literários) e O TEU CORPO É UM GESTO MUITO ANTIGO (3 laboratórios de criação).

Assim, a DEMO desafiou três músicos – João Ricardo, Francisco Correia e Tiago Ângelo – para uma exploração sonora a partir desta trilogia que culminou em três diferentes concertos, cada um dedicado a um dos livros. Convidámos também Carlota Lagido, João Garcia Miguel e Cláudia Figueiredo para prepararem um laboratório de criação – cada criador um livro.

Neste “espaço comum”, que foi o processo criativo do ARMADILHA, foi possível gerar diferentes abordagens ao mesmo material literário, permitindo que os vários criadores, equipa nuclear e convidados, se pudessem movimentar por territórios artísticos distintos, através da partilha, descoberta e experimentação.


Ficha artística e técnica:
Direcção artística DEMO / Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico
Criação e interpretação / Cheila Pereira, Cláudio Vidal, Gil Mac, Margarida Cabral, Patrick
Murys e Paula Rita Lourenço
Textos / Rui Nunes
Desenho de luz / Nuno Patinho
Composição musical / António Lourenço
Apoio à concepção plástica / Eduardo da Conceição
Figurinos / Margarida Cabral
Registo fotográfico / Renato Roque
Registo vídeo / Vítor Costa
Design gráfico / Whatever trademark
Direção de Produção / DEMO
Produção Executiva / Fernando Miguel Oliveira

ARMADILHA é uma criação DEMO /
Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico
em co-produção com o CCVF / Centro Cultural Vila Flor
Apoio à residência artística 23 Milhas – Ílhavo: Fábrica das Ideias, Circolando Crl. e Centro
Cultural Vila Flor
Apoio aos Ciclos Gato Vadio, Maus Hábitos: Espaço de Intervenção Cultural, Circolando Crl. e Sonoscopia Associacão
Apoio à circulação: Jazz ao Centro Clube e A Escola da Noite
Estreia: Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica 2019
Apoio: Fundação GDA e República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes



Eduardo Pinto, fotografia de ensaio


Eduardo Pinto, fotografia de ensaio


Eduardo Pinto, fotografia de ensaio


Eduardo Pinto, fotografia de ensaio


Renato Roque, fotografia de cena


Renato Roque, fotografia de cena


Renato Roque, fotografia de cena


Renato Roque, fotografia de cena