Fractura Exposta

27 de agosto 2022

Escondidos en el tiempo

JAVIER DIAZ SAIZ


Este trabalho faz parte da série de fotografias realizadas no ano de 1989 e trata fundamentalmente de querer capturar o desenvolvimento de uma ação no tempo, em termos conceptuais, um desejo de ir contra o instante decisivo duma fotografia.

Aqui o tempo é fundamental, já que o tempo médio para a execução de cada uma destas fotografias foi de 20 minutos, espaço de tempo onde se estava a construir a imagem, onde a luz era manipulada por mim manualmente, organizando um esquema de transformação da realidade.

Poder-se-ia dizer que em vez de se documentar com fotografias ou vídeo uma performance, transformava-se a própria ação numa fotografia mesma.

Em vez de utilizar um vídeo para capturar uma história, isto é, a imagem em movimento, utilizo como meio a fotografia que teoricamente congela um instante, para montar um sobre outro, muitos instantes.

O fotógrafo não está por detrás da câmara espreitando pelo visor, mas sim dentro da cena participando nela, com pequenas lanternas que vão iluminando as diversas situações.