Número 11

21 de Agosto de 2021

OSSO Onze

CARLOS JÚLIO

95 artigos em 8 rubricas, uma rubrica de Poesia presente em 7 ossos, em 3 uma de Teatro, um suplemento fotográfico – a primeira série de 12 Ossos termina hoje, ao todo 6 números de 12 páginas e de 16 páginas os outros 6, uma capa para os guardar a todos.

Na capa de Osso Onze uma omoplata. No interior, a memória, o universo e o cérebro, infinitos e surpreendentes, a teratologia e um homúnculo – Caminhos de casa, poemas inéditos de Miguel Serras Pereira; a memória de um mergulho passado pela betoneira do tempo, de Luís Januário; hiatos, ou o que fica do Verão,de Frederico Martinho; um espectáculo emblemático da companhia Marionet, MIM – My Inner Mind, o cérebro e a memória à luz das neurociências; Ser água, o dilema do gelo e do fogo, de Rita Serra; Ocupação, ou o quanto é fundamental ter objectivos na vida, de M. Silveira Fernandes; uma distância mensurável, nos Três tempos de Ostraliana; uma nota do arquivo, a influência das foto-radiografias de Augusto Bobone e da faceta teratologista de Domenico Vandelli em Lazar Slavick; As unhas dos pés do homúnculo de Penfield,na entrevista ao Dr. Pichón.

O que se segue?

Em Setembro segue-se Entre os Ossos – um número extra-ordinário feito por convidados: Abílio Hernandez, António Olaio, Carlos Antunes, Diogo Vasconcelos, Joana Pupo, João Condinho, José Pedro Reis, Maria Manuel Viana, Os Espacialistas, Pedro Mexia, Rosa Oliveira, São Trindade, Sebastião Resende e Vanda Ecm.

Ainda em Setembro é entregue a capa de fino recorte – a laser: em data a anunciar, um encontro de carteiros na “floresta” do Exploratório, possivelmente com o último directo radiofónico Pichón/Madalena. 

Entre Outubro e Março de 2022, seguir-se-ão Osso Doze a Osso Vinte e Dois e, no fim, um novo número especial Entre os Ossos, desta vez feito pelos leitores inscritos na edição em papel.

Serão 12 novos Ossos escritos e editados pelo prazer simples de publicar e pelo prazer de serem lidos, para satisfação dos que gostam do cheiro a tinta e dos que gostam de receber correspondência na caixa do correio.

Assim haja novos leitores e leitores que renovem a inscrição:

Doação de 18 euros por transferência para IBAN

PT50 0023 0000 4562 7019 8579 4 (Eduardo C.M.B.)

Mail com nome, morada e comprovativo para osso@revistaosso.pt 

[indicar se tem interesse na Capa]



Capa de Entre os Ossos
Entre os Ossos é um Osso supranumerário temático: o Corpo à luz do cinema, desenho, arquitectura, música, poesia, teatro, performance, escultura, narrativa, fotografia, BD, com as colaborações de Abílio Hernandez, António Olaio, Carlos Antunes, Diogo Vasconcelos, Joana Pupo, João Condinho, José Pedro Reis, Maria Manuel Viana, Os Espacialistas, Pedro Mexia, Rosa Oliveira, São Trindade, Sebastião Resende, Vanda Ecm.



COLABORAM NESTE NÚMERO:

Miguel Serras Pereira | Caminhos de casa
Marionet MIM – My Inner Mind 
Luís Januário | A Betoneira
Frederico Martinho | Hiatos
M. Silveira Fernandes | Ocupação
Rita Serra | Ser água
Dr. Pichón R. | As unhas dos pés do homúnculo de Penfield
Ostraliana | Três tempos
Francisco Feio | Notas do arquivo