95 artigos em 8 rubricas, uma rubrica de Poesia presente em 7 ossos, em 3 uma de Teatro, um suplemento fotográfico – a primeira série de 12 Ossos termina hoje, ao todo 6 números de 12 páginas e de 16 páginas os outros 6, uma capa para os guardar a todos.
Na capa de Osso Onze uma omoplata. No interior, a memória, o universo e o cérebro, infinitos e surpreendentes, a teratologia e um homúnculo – Caminhos de casa, poemas inéditos de Miguel Serras Pereira; a memória de um mergulho passado pela betoneira do tempo, de Luís Januário; hiatos, ou o que fica do Verão,de Frederico Martinho; um espectáculo emblemático da companhia Marionet, MIM – My Inner Mind, o cérebro e a memória à luz das neurociências; Ser água, o dilema do gelo e do fogo, de Rita Serra; Ocupação, ou o quanto é fundamental ter objectivos na vida, de M. Silveira Fernandes; uma distância mensurável, nos Três tempos de Ostraliana; uma nota do arquivo, a influência das foto-radiografias de Augusto Bobone e da faceta teratologista de Domenico Vandelli em Lazar Slavick; As unhas dos pés do homúnculo de Penfield,na entrevista ao Dr. Pichón.
O que se segue?
Em Setembro segue-se Entre os Ossos – um número extra-ordinário feito por convidados: Abílio Hernandez, António Olaio, Carlos Antunes, Diogo Vasconcelos, Joana Pupo, João Condinho, José Pedro Reis, Maria Manuel Viana, Os Espacialistas, Pedro Mexia, Rosa Oliveira, São Trindade, Sebastião Resende e Vanda Ecm.
Ainda em Setembro é entregue a capa de fino recorte – a laser: em data a anunciar, um encontro de carteiros na “floresta” do Exploratório, possivelmente com o último directo radiofónico Pichón/Madalena.
Entre Outubro e Março de 2022, seguir-se-ão Osso Doze a Osso Vinte e Dois e, no fim, um novo número especial Entre os Ossos, desta vez feito pelos leitores inscritos na edição em papel.
Serão 12 novos Ossos escritos e editados pelo prazer simples de publicar e pelo prazer de serem lidos, para satisfação dos que gostam do cheiro a tinta e dos que gostam de receber correspondência na caixa do correio.
Assim haja novos leitores e leitores que renovem a inscrição:
Doação de 18 euros por transferência para IBAN
PT50 0023 0000 4562 7019 8579 4 (Eduardo C.M.B.)
Mail com nome, morada e comprovativo para osso@revistaosso.pt
[indicar se tem interesse na Capa]
COLABORAM NESTE NÚMERO:
Miguel Serras Pereira | Caminhos de casa
Marionet MIM – My Inner Mind
Luís Januário | A Betoneira
Frederico Martinho | Hiatos
M. Silveira Fernandes | Ocupação
Rita Serra | Ser água
Dr. Pichón R. | As unhas dos pés do homúnculo de Penfield
Ostraliana | Três tempos
Francisco Feio | Notas do arquivo