Número 6

12 de Junho de 2021

OSSO Seis

Carlos Júlio

– O que ligará o ulmeiro à bela flor amarela, o salgueiro a uma canção, o amieiro a um livro, o zambujeiro ao locatário do 1º andar, o plátano à mama ou às mamas, o lódão-bastardo a uma quarentena ou ao seu dobro, um freixo a um colchão, um choupo-negro a uma nota, a bétula à dança?

– Nada os liga, são meros pretextos para enumerar as árvores da “floresta” atrás do Exploratório e para apresentar, em jeito de amuse-bouche, os artigos de Osso Seis:

  • a flor amarela do Jardim, poema inédito de Helder Moura Pereira, a canção Eu já não sei referida por Luís Januário na Canforeira de Bencanta, o livro O Perfume referido por Rita Serra em Os perfumados, 40/80/Lazinha nos 3 tempos de Ostraliana, Instruções (um sonho) do locatário do piso d’ouro de M. Silveira Fernandes,  A amamentação,uma dissertação do Dr. Pichón,  o colchão Do cansaço II de Frederico Martinho, a Nota do arquivo de Francisco Feio, a entrevista de Andreia Silva a Carlota Lagido.
  • a “floresta” com 112 freixos contados, a somar a 22 bétulas, 99 lodãos-bastardos, 20 zambujeiros, 77 amieiros, 24  plátanos, 60 salgueiros-brancos, 113 choupos-negros, 4 carvalhos cerquinhos, 45 ulmeiros e outras incontáveis espécies, cenário onde para cima de duas centenas de ouvintes/leitores, ao redor dos troncos da clareira, assistiram ao sax de Filipe Fidalgo a pontuar leituras da revista – Lurdes Telmo e Eduardo Amado (Caixa Alta, Tiago Cerveira/Osso Zero), Luís Januário e Vanda Ecm (Dr. Pichón, O Robe/Osso Dois e A Canforeira, Dicionário de palavras insuportáveis/Osso Um), Helena Faria (Eva foi abraçar uma árvore/Osso Quatro e Notas do Arquivo/Osso Zero), José Geraldo (O Desplante/Osso Zero e Três tempos/Osso Um), Rita Serra (Simpatia por Aracne/Osso Três). A encerrar, um cheiro a baile, com Gonçalo Parreirão e Ricardo Brito. Tiago Mota fez a reportagem fotográfica, a ver aqui.


Na capa, o fémur, “o osso mais comprido, mais pesado e mais forte do nosso corpo, essencial para que consigamos caminhar”. Que não se gastem os fémures à revista Osso!


COLABORAM EM OSSO SEIS:
Helder Moura Pereira, Jardim
Andreia M. Silva, Carlota Lagido: dançar até que o corpo lhe doa
M. Silveira Fernandes, Instruções (um sonho)
Rita Serra, Os perfumados
Dr. Pichón R., A amamentação
Luís Januário, Eu já não sei
Francisco Feio, Notas do arquivo
Ostraliana, Três tempos
Frederico Martinho, Do cansaço II


Lançamento da revista Osso impressa em papel, reportagem de Tiago Mota


Lançamento da revista Osso impressa em papel, reportagem de Tiago Mota