Por acaso, ou não, os artigos do número 13 da revista Osso, certamente o último com 12 páginas conforme adiante se explica*, contêm múltiplas referências, encadeáveis, como se existisse uma linha editorial previamente estabelecida.
Musicais. Luís Januário, a ouvir I’m a stranger here dos Divine Comedy na Betoneira de Bencanta, com ecos de Pasolini.
Cinematográficas. Il deserto rosso, o título e o desfecho do poema de Ana Paula Inácio, em O lado incerto.
Literárias. “O deserto é o lugar para onde fogem os desertores”, é o começo de Desertar de Aracne, com dedicatória a Cândida Eréndira de García Márquez, em Corpo, Saúde e Beleza.
Literárias. Conrad, citado em Juventude, ou a imagem de um incêndio no mar, com dedicatória Aos meus, de Frederico Martinho, em O Desplante.
Botânicas. O avistamento de árvores dióicas, há 4 anos e agora, em duas excursões ao Pico, com Paulo Ventura Araújo em Os teixos e as vacas (e a bovinofobia).
Antropológicas. O título, O homem bidimensional, um homem intocável em digressão planetária, na Bolsa de Valores de Hélio Barata.
Sociológicas. Paul B. Preciado e a epistemologia binária, no programa radiofónico da dupla Pichón-Mariana, centrado no livro Um Apartamento em Urano.
Cirúrgicas. Uma transfusão de sangue rubro na edição on-line e de sangue negro na edição impressa, nos Três Tempos de Ostraliana.
Fotográficas. Uma Nota do Arquivo de entre o espólio de Slavick, por Francisco Feio.
Na capa, o osso Vomer. É um osso ímpar. Forma as porções posteriores e inferiores do septo nasal.
Notícia de última hora: Temos Capa!, é oficial.
Respeitando a reunião de accionistas, que também recusou fazer uma injecção de capital, a distribuição da capa de fino recorte terá lugar no Encontro de Carteiros,no dia 27 de Novembro, na antiga Sociedade de Porcelanas de Coimbra, pavilhão tanque verde, um local protegido da chuva, com boa acústica e podendo aliar o aquecimento ambiente com castanhas assadas na hora.
Programa do Encontro de Carteiros:
- leitura dos poemas da Osso
- edição de separata com poemas | oferta aos assinantes e venda a preço de custo
- entrega das capas
- workshop para montagem/dobragem das capas
- saída de brigadas de carteiros chineses e caixeiros viajantes para distribuição das capas pelos lares com código postal da área de Coimbra.**
* a passagem a 16 páginas decorre da deliberação da reunião de accionistas da Osso que recusa a distribuição de dividendos quando em Março se concluir a 2ª série da Osso.
** para as restantes moradas, as capas serão enviadas por correio em embalagem com dimensões superiores às das caixas de correio, cc 40x30cm
COLABORAM NESTE NÚMERO
Paulo Ventura Araújo | Os teixos e as vacas
Luís Januário | A ouvir I’m a stranger here dos Divine Comedy
Ana Paula Inácio | Il deserto rosso
Ostraliana | Três tempos
Hélio Barata | O homem bidimensional
Frederico Martinho | Juventude, ou a imagem de um incêndio no mar
Aracne | Desertar
Dr. Pichón R. | Paul B. Preciado e a epistemologia binária
Francisco Feio | Notas do arquivo