Número 35

25 de Novembro de 2023

DOIS PARES E MEIO DE ASAS

A primeira página do mundo

MARTHA MENDES

O que eu censuro nos jornais é obrigarem-nos todos os dias a dar atenção a coisas insignificantes.

Marcel Proust


Hoje é dia 21 de novembro de 2023. Falta um mês para o Natal, depois virá outro ano. O novo milénio começou há quase um quarto de século. O verão terminou há dois meses. No momento em que escrevo passaram 2 anos, 102 dias, 20 horas e 35 minutos desde o pior dia da minha vida. O tempo passa, as notícias sucedem-se. O ataque do Hamas a Israel foi há cerca de um mês e meio; a guerra na Ucrânia dura há quase dois anos. Os ataques terroristas do 11 de setembro contam, agora, 22 anos. Passaram muitos dias, muitas horas, desde o pior dia das vidas amputadas por estes conflitos. A Revolução dos Cravos foi há quase 50. A Argentina elegeu, ontem, um presidente de extrema-direita. A besta anda à solta – lá, como cá; hoje, como no passado. O jornal de hoje servirá para limpar vidros amanhã. O tempo passa e encarrega-se de limpar a memória. As notícias sucedem-se.

Hoje é dia 21 de novembro de 2023. Abri os jornais, como quem procura ler um diário que conte o mundo e o nosso tempo, com títulos sob um cabeçalho. Uma primeira página do que somos hoje, com as caixas altas, a manchete, as chamadas. As gordas, a gritar o que não devemos ignorar.

Governo do Hamas anuncia novo balanço de mais de 14.000 mortos. Governo israelita reúne-se esta tarde a propósito das negociações para a libertação de reféns. Ucrânia com visitas de luxo para celebrar aniversário da Maidan e aproximação à UE. 10 anos das manifestações da Praça Maidan. Eslováquia aprova Governo de Robert Fico que promete suspender ajuda militar a Kiev. Javier Milei: quem é o homem que quer tornar a Argentina nos EUA em 30 anos? Vitória de Milei: Chega em êxtase, PSD preocupado, IL em silêncio. Câmara de Lisboa anuncia comemoração do 25 de novembro de 1975.

Trabalho escravo no Alentejo: mega operação da PJ faz 28 detidos. Câmaras dizem-se impotentes para fiscalizar a insalubridade em que vivem imigrantes. Smart cities: construir o futuro das cidades com o 5G. Há cada vez mais famílias jovens a recorrerem ao Banco Alimentar. Há mais de 1.600 doentes a viver nos hospitais públicos por não terem para onde ir. Sorteio Euro 2024: que seleções Portugal já sabe que vai evitar e os adversários possíveis. Qualificação histórica da Seleção Nacional. Cristiano Ronaldo tem estátua no museu de Riade. O maior Pai Natal do mundo está em Portugal.

Um “milagre económico”: a descrição da economia portuguesa pelo Nobel da Economia Paul Krugman. Os “1% mais ricos” do mundo produzem tantas emissões de carbono como os “66% mais pobres”, alerta relatório. Calor pode ter causado 70 mil mortes em excesso na Europa em 2022. Frio está a chegar a Portugal: massa de ar polar faz baixar as temperaturas a partir de terça-feira. Ativistas climáticos bloqueiam sedes dos partidos em Lisboa. Vestiaire Collective “enche” monumentos de roupa como alerta para o desperdício: a campanha mostra locais emblemáticos com roupa empilhada. 92 milhões de toneladas de têxteis desperdiçados todos os anos. Lítio: a febre do petróleo branco. Como fazer feng shui no seu frigorífico e evitar o desperdício.

Tribunal dos EUA impede cidadãos de contestarem violações à Lei dos Direitos Civis. Perto de 8% das empresas portuguesas usam inteligência artificial. UNICEF inquiriu quase 12 mil crianças e jovens: dois terços dizem que os adultos não pedem a sua opinião. Professores inquiridos em estudo são menos felizes do que os alunos. Alunos exigem melhor internet e o fim dos exames nacionais.

Retiros de ayahuasca crescem em Portugal sem regulamentação à vista. Cetamina obtém resultados promissores no tratamento da depressão resistente.

Mariët Westermann é a primeira mulher a liderar o museu e a fundação Guggenheim. Tribunal devolve arma de fogo a homem que ameaçou matar a mulher. Daqui a 10 anos haverá igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho? Quando o otimismo pode ser um problema. Colleen Hoover: a escritora que tomou de assalto os tops de livros mais vendidos, graças ao TikTok.

No Canadá, há tanta procura por um quarto que há quem arrende metade da cama.

Títulos e antetítulos, entradas e leads, que esperamos que nos expliquem o mundo. Sucedem-se as notícias e as efemérides que nos recordam o que andámos para aqui chegar. É a primeira página do mundo. Estamos em época natalícia, depois virá outro ano – e mais notícias. O Natal passado, a organização Avós da Praça de Maio encontrou a 131ª pessoa roubada aos pais, entre 1976 e 1983, o período negro da ditadura argentina. Serão cerca de 500, no total. Hoje é dia 21 de novembro de 2023 e recebemos notícias da besta pelo jornal. Ela anda à solta – aqui e em todo o lado. Mas a edição de hoje servirá, amanhã, para limpar os vidros e a memória.

E as notícias sucedem-se. Com títulos e antetítulos, entradas e leads que nunca pensámos ler.