– O que ligará o ulmeiro à bela flor amarela, o salgueiro a uma canção, o amieiro a um livro, o zambujeiro ao locatário do 1º andar, o plátano à mama ou às mamas, o lódão-bastardo a uma quarentena ou ao seu dobro, um freixo a um colchão, um choupo-negro a uma nota, a bétula à dança?
– Nada os liga, são meros pretextos para enumerar as árvores da “floresta” atrás do Exploratório e para apresentar, em jeito de amuse-bouche, os artigos de Osso Seis:
- a flor amarela do Jardim, poema inédito de Helder Moura Pereira, a canção Eu já não sei referida por Luís Januário na Canforeira de Bencanta, o livro O Perfume referido por Rita Serra em Os perfumados, 40/80/Lazinha nos 3 tempos de Ostraliana, Instruções (um sonho) do locatário do piso d’ouro de M. Silveira Fernandes, A amamentação,uma dissertação do Dr. Pichón, o colchão Do cansaço II de Frederico Martinho, a Nota do arquivo de Francisco Feio, a entrevista de Andreia Silva a Carlota Lagido.
- a “floresta” com 112 freixos contados, a somar a 22 bétulas, 99 lodãos-bastardos, 20 zambujeiros, 77 amieiros, 24 plátanos, 60 salgueiros-brancos, 113 choupos-negros, 4 carvalhos cerquinhos, 45 ulmeiros e outras incontáveis espécies, cenário onde para cima de duas centenas de ouvintes/leitores, ao redor dos troncos da clareira, assistiram ao sax de Filipe Fidalgo a pontuar leituras da revista – Lurdes Telmo e Eduardo Amado (Caixa Alta, Tiago Cerveira/Osso Zero), Luís Januário e Vanda Ecm (Dr. Pichón, O Robe/Osso Dois e A Canforeira, Dicionário de palavras insuportáveis/Osso Um), Helena Faria (Eva foi abraçar uma árvore/Osso Quatro e Notas do Arquivo/Osso Zero), José Geraldo (O Desplante/Osso Zero e Três tempos/Osso Um), Rita Serra (Simpatia por Aracne/Osso Três). A encerrar, um cheiro a baile, com Gonçalo Parreirão e Ricardo Brito. Tiago Mota fez a reportagem fotográfica, a ver aqui.
Na capa, o fémur, “o osso mais comprido, mais pesado e mais forte do nosso corpo, essencial para que consigamos caminhar”. Que não se gastem os fémures à revista Osso!
COLABORAM EM OSSO SEIS:
Helder Moura Pereira, Jardim
Andreia M. Silva, Carlota Lagido: dançar até que o corpo lhe doa
M. Silveira Fernandes, Instruções (um sonho)
Rita Serra, Os perfumados
Dr. Pichón R., A amamentação
Luís Januário, Eu já não sei
Francisco Feio, Notas do arquivo
Ostraliana, Três tempos
Frederico Martinho, Do cansaço II